DEBAIXO DA GRAÇA


A lei  foi dada por Deus para despertar a consciência do ser humano para o pecado (Rm. 3.20; 4.15; 7.5). O homem, que antes era escravo do pecado e condenado pela Lei, pôde ser liberto da Lei através do sacrifício de Jesus, pois o sacrifício de animais não podiam cobrir os pecado dos homens; Jesus nos trouxe a Nova Aliança, uma aliança perfeita, e o homem não estaria mais sob julgo da lei, mas estaria vivendo debaixo da Graça, concedida por Deus através de Jesus. O que antes era impossível para o homem, tornou-se possível, pois pelo que está escrito, a letra mata: “A alma que pecar, essa morrerá”, mas o Espírito vivifica. O homem, que antes era escravo do pecado, involuntariamente, agora pode ser um voluntário servo Deus. A salvação por intermédio de Jesus nos foi dada sem merecimento algum. Isso é a Graça doadora (Xaris): "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus" (Rm 3:24). 
Muitos tem um conceito equivocado de Graça. Não é porque nós estamos no período da Graça e não da Lei que podemos fazer tudo que um ímpio faz. Pelo contrário. É dever de todo aquele que é morada do Espírito, buscar santificação
diária em sua vida. Esse conceito equivocado fez com que muitos crentes se tornassem vazios e sem compromisso, dizendo que o Velho Testamento é coisa de Judeu e que os crentes da Nova Aliança não precisam cumprir com os preceitos da Lei. Usam do VT aquilo que os interessam, porém, O Novo Testamento é ainda mais exigente, pois nós passamos ser Templo do Espírito Santo, e “devemos nos desfazer do velho homem” e nos purificar e buscarmos a perfeição, assim como nos foi ensinado.
"E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus" (At 13:43). Este verso nos fala de forma clara que os discípulos estavam reunidos na sinagoga e quando eles saíram de lá, os encorajaram a permanecerem no favor imerecido (graça) de Deus. Mas, onde eles haviam aprendido sobre a "graça de Deus?" Na sinagoga, pois ali era o local de ensino e eles certamente aprendiam sobre os preceitos de Deus e viam seu cumprimento na vida de Yeshua e permaneciam firmados nos ensinos que recebiam.
O que é "estar debaixo da graça?" Estar debaixo da graça é ser participante da salvação - que vem pelo favor imerecido de Deus - e não através da lei. A função da lei era apontar para Yeshua, profetizando a sua vinda e a sua obra! Mas após a lei ter feito isso ela não perde a sua validade como ensino inspirado; apenas uma pequena parte dela - que tinha um cunho profético apontando para Yeshua - agora já está literalmente cumprida! Porque Paulo completa nos dizendo que não pecaremos porque não estamos debaixo da lei? Porque o pecado só apareceu por causa da lei; se não houvesse lei o pecado não existiria! Devemos então imaginar que enquanto houver pecado ainda teremos a lei para nos orientar e fazer-nos discernir entre o certo e o errado!
A salvação é obtida pela fé sem dependência alguma das obras. Ninguém é salvo pelo cumprimento da lei dada a Moisés, nem por fazer boas obras, mas pela fé em Jesus e sua obra de redenção. Porém, aquele que é salvo, tem sua transformação reconhecida, dentre outras coisas, através de suas obras como fruto de uma mudança de caráter. A árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog