EFÉSIOS

ESTUDO DA CARTA AOS EFÉSIOS
A cidade de Éfeso era uma das maiores cidades do Império Romano. Era a capital da província chamada Ásia Menor, cujo território pertence, hoje, à Turquia. Entre suas construções, destacava-se o templo da deusa Diana, também chamada de Ártemis, cujos cultos incluíam orgias em seus rituais. Conta-se em escritos antigos, que o templo foi incendiado no dia em que nasceu Alexandre Magno. Posteriormente, ele ofereceu-se para reconstruí-lo, mas a sua oferta foi recusada pelos efésios, que reconstruíram o santuário, tornando-o ainda mais esplêndido do que o anterior. Quando Paulo escreveu a primeira carta aos corintios, encontrava-se em Éfeso.


A carta foi escrita entre 60 e 61 d.C. e seu portador era Tíquico (Ef 6:21-22), porém, parece, na verdade, ter sido uma correspondência circular destinada às diversas igrejas da Ásia Menor. De acordo com os estudiosos dos manuscritos do Novo Testamento, a expressão "que vivem em Éfeso" (1.1) não aparece em todas as cópias antigas. Supõe-se então que poderia se tratar de uma carta circular e que, eventualmente, alguém tenha acrescentado essas palavras quando endereçou uma cópia para os efésios. Alguns comentaristas sugerem que essa epístola possa ser a mesma que Paulo menciona em Colossenses 4.16, quando fala da carta enviada aos Laodicenses e que deveria ser lida também em Colossos.
Contexto Histórico
Paulo fundou a igreja em Éfeso em sua primeira visita, durante a segunda viagem missionária (At.18.19). Na segunda vez em que foi à cidade (At.19.1), permaneceu lá durante um período superior a dois anos. Éfeso tornou-se o centro dos trabalhos missionários de Paulo. O trabalho foi tão bem feito naquele período que toda a Ásia Menor foi evangelizada (At.19.10). Pode ser que nessa ocasião tenham sido fundadas as sete igrejas mencionadas no livro de Apocalipse (2 e 3).
A permanência de Paulo em Éfeso foi interrompida por uma grande perseguição. Sempre que  isso acontece, o Evengalho acaba se espalhando, e foi o que aconteceu. Em consequência disso, o comércio das imagens da deusa Diana estava se enfraquecendo. Os fabricantes de ídolos provocaram grande tumulto, tentando fazer com que Paulo fosse publicamente condenado por pregar uma doutrina que estaria "prejudicando" a cidade (At.19.21-40; I Cor.15.32), pois o turismo e o comércio estavam estabelecidos sobre sua idolatria. Diante disso, Paulo teve de se retirar. Depois de algum tempo, mandou chamar os líderes da igreja de Éfeso para se encontrarem com ele em outra cidade, Mileto. Ali, Paulo se despede deles, dizendo que não mais o veriam (At.20.16-38).
Personagens Importantes
Timóteo, Apolo, Áquila e Priscila trabalharam na igreja de Éfeso (At.18.18,19,24; I Tm.1.3; II Tm.4.19). Sabe-se, de acordo com a tradição, que o apóstolo João também exerceu ministério naquela cidade e ali morreu, pois em Apocalipse 2:1 entende-se que João escreveu uma carta à igreja de Éfeso assim como fez a outras seis igrejas da Ásia.
Motivo de envio da carta
As igrejas cristãs estavam se estabelecendo em diversas cidades do Império Romano, e apesar dos protestos e perseguições, alguns se convertiam. Logo estava estabelecida a igreja e sua formação incluía gentios e judeus. A igreja era formada por homens e mulheres, servos e senhores, escravos e livres, ricos e pobres. Essa variedade se tornava, muitas vezes, causa de divisão, partidarismo, dentro das igrejas. Por isso, Paulo escreve aos efésios, tendo como principal tema a unidade da igreja. Seu foco está principalmente sobre a questão entre judeus e gentios. Tudo isso nos mostra que era fácil que a igreja se dividisse internamente entre o grupo dos judeus e o grupo dos gentios. Então, Paulo insiste na doutrina da unidade da igreja. Explica que Cristo chamou pessoas tão diferentes e as uniu em um corpo para que aprendessem o amor que supera todas as desigualdades. Deu uma visão do que era espiritualidade deixando claro que há um mundo espiritual e que nós fazemos parte dele, como um corpo, e temos que lutar contra as forças malignas, que fazem parte do reino das trevas, tendo nossa força naquele que nos salvou.


Bibliografia:
SÁNCHEZ, Tomás Parra, Os Tempos de Jesus - Ed. Paulinas.
GONZÁLEZ, Justo L., Uma História Ilustrada do Cristianismo - Volume 1 - Ed. Vida Nova.
Bíblia de Referência Thompson - Tradução de João Ferreira de Almeida - Versão Contemporânea - Ed. Vida
JOSEFO, Flávio, A História dos Judeus - CPAD

5 comentários:

  1. OBRIGADO, PELA INSTRUÇÃO FICO MUITO GRATO E CADA DIA MAIS, BUSCO ENTENDIMENTO DA PALAVRA

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em ajudá-lo nessa grande jornada! Sábio é aquele que busca o conhecimento do Senhor! Bons estudos!

    ResponderExcluir
  3. Fico contente e muito agradecido pelos esclarecimentos aí que se faz nessa entre todas as cartas, mas em particular a efesios Flávio Bezerra.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o estudo, parabéns!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog