MANUAL DO CRISTÃO - BÍBLIA SAGRADA





O cristão deve alegrar-se em ter um manual para ser usado em seu cotidiano. É um privilégio ter a Bíblia em nossas mãos, pois é ela que nos direciona a viver conforme a vontade de Deus. Ela contém a história dos servos do Senhor, sem suprimir seus erros e acertos, que são importantes para edificação; além disso, e o mais importante, contém  a mensagem principal, que é o plano de salvação de Deus para o do homem e a interpretação do Evangelho. Não podemos negar que há um propósito para que esses escritos fossem preservados até os dias de hoje; pode-se dizer que um alto preço foi pago para que tivéssemos acesso livre a eles. Na história, podemos constatar que as mãos de Deus sempre estiveram em ação para que o Antigo Testamento não se perdesse com o passar dos séculos, mesmo quando Israel foi dispersa de sua terra. Mais tarde, o Novo Testamento também precisaria da ação divina para ser preservado. Houve derramamento de sangue e muito sofrimento na época da perseguição da igreja; houve muitas mortes em nome de Deus e muitos queriam impedir o desenvolvimento do cristianismo verdadeiro, infiltrando na igreja falsas doutrinas dizendo-se vigários de Deus; muitos livros foram queimados, mas nada, nem ninguém pode impedir a obra do Senhor e debaixo das suas mãos, o conteúdo dos Escritos Sagrados foi salvo e depois traduzido em várias línguas para ser lâmpada para nossos pés.

Esse conjunto de livros que foi escrito em vários momentos históricos por servos inspirados por Deus e que revelam a mensagem da salvação
, jamais poderão ser banalizados. O estudo da Bíblia deve ser feito de maneira séria e respeitosa, com a preocupação de manter a sua integridade. Porém, são muitos os intérpretes que, dizendo-se teólogos, distorcem os ensinamentos para basear suas doutrinas humanas. Assim como nos aconselha o Apóstolo Paulo, o cristão tem o dever de não se deixar levar por todo tipo de doutrina, mas deve perseverar em seguir o mais puro ensinamento, a doutrina original.

Alguns pontos, devido à cultura da época, podem não ficar muito claros. É necessário atenção em torná-los compreensíveis utilizando-se da Hermenêutica para conhecer os significados que muitas vezes tornam-se desfigurados devido às diferenças culturais e o passar dos anos. Esse cuidado é fundamental para não se correr o risco de interpretar erroneamente algum conceito ou lição. Passagens de difícil interpretação  podem ser base de distorções de leitores descuidados. A interpretação desses assuntos também deve ser feita com o cuidado de se comparar passagens bíblicas e jamais basear uma afirmação em apenas um versículo. É fundamental que levemos em consideração todo o contexto bíblico, pois ele nunca se contradiz.

Vejamos alguns assuntos importantes para edificação:


O cristão deve ter atitudes firmes, objetivo e direção


Textos de base:

Tg  1:6-8 “Peça-a, porém, com fé, não duvidando, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”;
Gl 2:11-14 – Repreensão de Paulo a Pedro por ter atitude vacilante sobre a comunhão com incircuncisos, contradizendo o Evengelho;
Rm 14:13 "Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão." 


As ondas do mar vão e vem, sem destino, nem propósito. Essa comparação bíblica quer figurar um comportamento de características negativas de personalidade, como a inconstância. Se devemos ser luz para o mundo é importante que nos esforcemos para emanar firmeza e solidez de pensamentos e, assim, agir de forma irrepreensível. As ondas do mar trazem à tona as impurezas que lá existem, seja lixo dos navios - mesmo que esses tenham sido jogados ao mar a quilômetros de distância - sejam animais e vegetais mortos. Desta forma, a figuração utilizada por Tiago nos mostra que pensamentos e atitudes inconstantes não trazem bons resultados. Podemos ver que a repreensão de Paulo a Pedro deu-se, também, nesse sentido. Pedro tinha comunhão com gentios convertidos ao Evangelho, mas quando chegaram os judeus, temeu e se afastou deles. Se Paulo não tivesse intervido, possivelmente essa atitude teria perdurado e desconfigurado o cristianismo verdadeiro  desde o princípio.

Podemos citar algumas atitudes que comprometem uma vida saudável em todos os sentidos:

-          comportamento descompromissado - agir sem propósito; não se importar com os sentimentos alheios; viver sem objetivos e planos; viver desconsiderando os  ensinamentos de Cristo;
-          vaguear entre dois pensamentos -  desistir do que começa na primeira dificuldade; não tomar decisões concretas, mas ficar “em cima do muro”.

Devemos agir como Jesus. Ele veio à terra com apenas um propósito e o cumpriu: tinha um objetivo e traçou metas alcançando cada uma delas até o lance final, nos dando a remissão dos nossos pecados transformando o destino de toda a humanidade, sendo marco histórico. Assim ensinou aos apóstolos, em que temos grandes exemplos. É dessa forma que Ele espera que os seus seguidores sejam. Agir conforme (Com a forma da) Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável. Não é uma simples sugestão, mas uma ordenança. É preciso buscar com todas as forças atingir cada meta, sejam elas profissionais, emocionais, familiares ou transformações pessoais de caráter.


O Cristão deve se preocupar em se adornar com o que realmente tem valor


Textos de base:

Mateus 6 : 3 "Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;" 
I Pedro 3:3-6  O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;   Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.  Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;  Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto”


O foco principal que deve ser dado ao adorno de Sara, não é a aparência física, ou a vaidade, mas infelizmente alguns cristãos limitam a profundidade dessa passagem. Se o Apóstolo Pedro quisesse frisar a aparência física de Sara, nós deveríamos usar piercings, pois esse era o costume da época: uso de braceletes e argolas inclusive no nariz. Podemos perceber isso na passagem de Gênesis 24, quando Abraão manda seu servo encontrar uma esposa para seu filho Isaque. Ao conhecer Raquel, e conforme orientação de Deus mediante sinais, ele a presenteia com diversas jóias, e no versículo 47 diz que ele coloca um anel em seu nariz e pulseiras nos braços. Assim, podemos deduzir que as mulheres da época, inclusive Sara, também usavam esses ornamentos.

Porém, o que Pedro queria elucidar vai além do estereótipo, mas era o que Sara transmitia através de sua personalidade; o que emanava, aquilo que vem de dentro para fora e todos podiam ver. É claro que não podemos levar todas as atitudes de Sara como exemplo, pois uma de suas falhas, o oferecimento da serva Agar ao seu esposo para procriação, trouxe consequências avassaladoras que perduram até os dias de hoje. Mas, apesar disso, podemos observar uma grande qualidade nessa mulher. Ela perseverou na esperança, fé e obediência a Deus. Foi capaz de largar sua família e seguir seu esposo Abraão por onde quer que ele fosse, como companheira e colaboradora, sempre confiando que a escolha de seu esposo era a melhor coisa a se fazer. Se pensarmos em como seria difícil para alguém largar tudo que possui, como laços de amizade, família e sonhos pessoais, por algo que não se podia ver, poderemos entender o seu valor. Ela não foi como a mulher de Jó, que o aconselhou a blasfemar o nome de Deus diante das dificuldades, mas foi firme até o fim, sendo companheira de Abraão sem esmorecer.

É necessário entendermos o significado da vaidade no contexto bíblico. Antes, é importante dizer que tudo que fazemos em excesso, torna-se idolatria: excesso ao se alimentar, excesso de ambição, excesso de paixão, entre outros, mas o fato de alguém gostar de se vestir bem, ser perfumado e bem cuidado, não revela o contexto pecaminoso da vaidade, a não ser que haja exageros. O contexto bíblico nos mostra que a vaidade é um pecado que leva à ruína de muitas pessoas, mas não se refere a aparência física. Podemos ver isso no Livro de Reis (II Reis 20:12-18), quando o rei Ezequias se comporta vaidosamente, mostrando o reino e seus tesouros  o príncipe da Babilônia, aguçando-lhe o desejo de invadir Israel e tomar toda a sua fortuna anos mais tarde (II Reis 24:13-16). No Novo Testamento podemos citar Ananias e Safira, que tiveram morte fulminante após fazerem uma “oferta fraude”, quando doaram um valor inferior ao da casa que havia vendido, dizendo aos irmãos que se tratava do valor integral. A vaidade de se mostrarem bons os levou à morte.


O Cristão deve ser humilde, porém sagaz; tenro, porém, perspicaz


Textos de base:

Tito 3:2 "Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens." 
Cl 3 : 12 "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;"  
I Pe 5:5 “Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." 
Mt 10:16 "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas."

Além das passagens bíblicas acima, gostaria de citar a passagem de  Mateus 5:39, em que Jesus diz: "Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;" O significado de todas essas passagens tem tudo a ver com os frutos do Espírito Santo que devem emanar de todo cristão.

Este mundo nunca será fácil de ser habitado, pois assim como diz Pedro, “somos peregrinos”. Sempre nos sentiremos assim enquanto não formos levados para junto de Deus, pois estamos seguindo um curso oposto à maioria. É essa maioria que precisa conhecer que há algo diferente nos cristãos.

Existem pessoas capazes de tantas coisas chocantes que, muitas vezes, podem despertar a fera que há em cada ser humano, inclusive naqueles que fizeram a escolha de seguir a Jesus. Porém, aquele que realmente é movido pelo Espírito deve saber controlar essa fera interior. Não retribuir insulto com insulto, grito com grito, dor com dor. Sabemos que evitar certas atitudes, principalmente em momentos de pressão, não é nada fácil, mas para isso, precisamos alimentar o nosso espírito das coisas do Espírito, que é a Palavra de Deus, as orações e a comunhão com os irmãos. Essas três atitudes nos aproximam de Deus e nos fazem pessoas melhores a cada dia. Somente assim conseguiremos agir com mansidão, paz e sabedoria para ser luz para os que estão em trevas.


O Cristão é salvo pela fé, mas as obras são reflexo da fé


Gálatas 3 : 11 "E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé."
Tg 2:26  “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”

Podemos perceber até aqui que muitas vezes os itens desse estudo são complementares e interligados, como é o caso deste.

Se o cristão é luz, o mundo precisa ver isso. Não nos tornamos luz simplesmente por ter dito “sim” a Jesus. Mas essa atitude é o início do processo que deve ser buscado dia após dia. A busca da transformação interior é contínua e só terminará na Nova Jerusalém. Sabemos que a salvação vem pela fé, mas as obras caracterizam essa decisão. Se assim não for, a vida desse cristão deve ser reavaliada, pois certamente algo está errado.

Quando as boas obras são perceptíveis, há uma grande vantagem para a divulgação do Evangelho. Existe a curiosidade das pessoas em saber: “Por que ele é diferente?”. Na verdade, quando a luz é visível, o cristão é tido como aquele que se pode confiar a qualquer momento, seja para um desabafo, uma palavra de conforto e sabedoria, uma oração. É esse o momento de mostrar o motivo de sermos diferentes.

Muitas vezes as pessoas demonstram alguma antipatia por nossa escolha de não sermos participantes de muitas coisas junto a eles. Porém, esse sentimento muda na hora certa. Quando uma dessas pessoas passa por momentos difíceis, notamos que não é o amigo da malandragem que essa pessoa procura, mas, sim, aquele que sabe que é de Deus.


O Cristão deve buscar a perfeição, mesmo que pareça impossível alcançá-la

Textos de Base:

Mt 5.48 “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”
1Co 11.1 Sede meus imitadores, como também eu de Cristo”
Hebreus 6 : 1 "Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus," 
Gl 5:17 "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."


Este último item engloba todos os demais, pois a busca da perfeição requer reavaliar conceitos e atitudes diariamente, de acordo com os ensinamentos bíblicos, visando a melhoria do comportamento e o alcance do caráter de Cristo para estarmos  preparados para enfrentar dificuldades, pressões e dores sem qualquer alteração emocional, agindo com sensatez e coerência.

O Apóstolo Paulo ensina a necessidade dessa transformação em muitas de suas cartas. Aconselha-nos a procurar ser como ele, pois é certo que não conseguiremos a perfeição de Cristo. Fica mais fácil para o cristão se espelhar em um homem que revelou a necessidade de alimentar o espírito e não a carne e que gemia por ser tão difícil (Rm 7.23-24). E agradecia a Deus pela graça que nos foi dada mediante o Sacrifício vigário de Cristo, pois para o homem seria impossível a comunhão com Deus por seus próprios esforços.

Que Deus ajude a cada um de nós a alcançar o alvo e sermos lâmpada nas trevas; que Ele nos use como ferramentas em suas mãos. Amém.

6 comentários:

  1. Como eu estava necessitando ler algo como aqui acabo de encontrar! me alimentei de cada palavra posto que tenho buscado uma transformação espiritual e tem sido tão difícil.Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que esses estudos estejam dando frutos, amado irmão!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. * Esses conhecimentos são de extrema importância para a devoção, a bíblia em ação de estudo é uma excelente ferramente para isso *

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog