Um Cristão Pode Perder a Salvação?


É possível que você já tenha ouvido falar que um cristão jamais perderá a sua salvação, pois o Espírito Santo é Penhor dessa salvação, e uma vez habitando naquele que creu, jamais o deixará.  A desculpa para aqueles que eram fiéis e se desviam da vontade de Deus, praticando atos que envergonham o Evangelho do Senhor Jesus, é que, na verdade, nunca foram convertidos e, por sua vez, nunca receberam o Espírito Santo.

Bem, essa afirmação é totalmente contrária ao que Diz a Palavra de Deus, pois ninguém diz que Jesus é o Senhor sem que seja pelo Espírito Santo. Existem passagens do Antigo Testamento que mostram que o Espírito de Deus, de acordo com o comportamento do homem, a falta de obediência, pode deixar aquele que ungiu. Um exemplo disso é a história de Saul, “o Espírito do Senhor deixou Saul” (II Samuel 5). Mas não quero me ater à Velha Aliança, já que hoje estamos debaixo da Graça, na Nova Aliança, onde há o ministério do Espírito de Deus na Terra. Existem diversas passagens do Novo Testamento
que podemos utilizar para mostrar que a afirmação que muitos adotam como verdade, acima, é uma distorção da Palavra de Deus.

Insisto nisso porque meu coração está entristecido com o que tenho visto no meio cristão. Muitos têm se deixado levar pelas falsas doutrinas, e possuem comportamentos totalmente distintos daqueles que deveriam ter, mostrando o caráter de Jesus em suas vidas. Tenho observado que muitos cristãos se assemelham àqueles que não possuem a luz. Qual seria a desculpa para tal comportamento, já que eles conhecem as Escrituras? É que eles acreditam que basta orar, pedir perdão a Jesus, relatando suas fraquezas, e tudo está resolvido. Esse caminho é perigoso demais para continuar sendo seguido, e veremos o motivo.

Existe uma passagem em Hebreus 6:4-8 que levanta bastante polêmica. Muitos dizem que é uma passagem que não pode ser utilizada como base para doutrina, pois é isolada. Porém, ela é apenas um comentário do que se repetidas vezes é relatado no Novo Testamento: um cristão pode, sim, perder a salvação. Vejamos a passagem em sua íntegra: “Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo. E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento, pois assim, quanto eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõe ao vitupério. Porque a terra que embebe a chuva que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; mas a que produz espinhos e abrolhos é reprovada e perto está da maldição; seu fim é ser queimada.” Essa passagem não está falando dos desviados, que sempre reconhecem que estão fora do caminho, e, sim, dos apóstatas da fé. Eles creram, aceitaram e rejeitaram o Espírito de Deus que os convenceu do erro, e continuaram cometendo dia a dia os mesmos erros. Pode ser que no início eles tenham lutado, mas ao se depararem com a dificuldade de perseverar na fé, concluir a caminhada, desistiram. Esse é o único pecado que não é perdoado: o pecado contra o Espírito Santo (Mt 12:31). É por isso, por ser rejeitado, que Ele o abandona. Depois que o Espírito deixa a casa, jamais essa pessoa conseguirá reconhecer seus erros, pois não terá a presença de Deus em sua vida.


Outra passagem ainda no livro de Hebreus, capítulo 10:26-31, ratifica a mensagem acima. É pecado contra o Espírito Santo conhecer a verdade e rejeitá-la. Negar a Cristo pode ser feito de duas maneiras: Rejeitando a própria pessoa de Jesus e permanecendo no pecado, sem esforço para ter a vida que Ele nos ensinou. Sabemos que a Carta aos Hebreus foi direcionada a uma igreja que estava passando por um período não muito agradável de perseguições, e a pressão do Estado estava fazendo muitos negarem a Cristo. Mas a passagem refere-se, também, à necessidade de sair da vida pecaminosa,  como pode ser visto nos seus primeiros versículos. Vejamos: "Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.  Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graçaPorque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.  Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo"

Como podemos perceber, o "não perder a salvação" simplesmente não existe. Essa distorção da verdadeira doutrina acaba levando muitos cristãos a cometerem atos que envergonham o Evangelho. Confundem liberdade com libertinagem. Esquece-se da busca constante pela perfeição e da luta interior contra o velho homem, que sempre tenta se levantar, como repetidas vezes é tão bem descrita por Paulo, e apenas deixa de lutar pela renovação de sua mente, acreditando que será salvo, mesmo sem permanecer na fé inicial. O pecado se enraíza de uma maneira tão profunda em suas vidas, que em pouco tempo, a luz que havia naquela pessoa, se torna trevas. Jesus alerta tantas vezes sobre isso. Sobre os pensamentos: “Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão tais trevas” (Mt 6:23); sobre a prudência de perseverar com a chama do Espírito Santo acesa em nós, conforme alerta feita mediante a Parábola das Virgens. Paulo também nos alerta o quanto é difícil permanecer firme, e que a luta é diária. Acreditar que a salvação não se perde, dá lugar à  verdadeira apostasia na fé. O caminho até chegar a ela vai depender de cada pessoa. E, mais uma vez, repito,  com a  apostasia, o coração é endurecido e o Espírito de Deus o deixa. Sem o Espírito Santo é impossível que essa pessoa seja restaurada espiritualmente.

Sabemos que a Igreja do Senhor Jesus, na verdade, somos nós. Aqueles que o aceitaram e receberam como salvador e que, unidos, formamos um templo espiritual, onde cada um de nós, como tijolos, fomos estruturados sobre a rocha fundamental, que é Jesus, e os pilares, que foram os apóstolos. Portanto, a fé que nos sustenta deve estar fundamentada no Evangelho do Senhor Jesus Cristo e ensinamento dos Apóstolos.

Sabemos também que a igreja, é figurativamente revelada como a noiva de Jesus, e que existem vários tipos de Igreja. Jesus descreve sobre as virgens/noivas que aguardam pelo noivo e algumas delas dormiram, e deixaram acabar o azeite. As noivas mais prudentes levaram reserva, não deixando suas lâmpadas apagarem e quando o noivo chegou, elas puderam encontrá-lo, enquanto as demais não entraram às núpcias, e as portas foram trancadas.

No livro de Apocalipse, Cap 2, mais uma vez, Jesus Cristo nos mostra sete tipos de Igrejas. Ele relata as características de cada uma delas. Vejamos algumas:

Igreja de Éfeso – Abandono do primeiro amor;
Igreja de Esmirna – Não fala de pontos negativos, apenas que é uma igreja sofredora. Jesus  pede que seja fiel ate a morte;
Igreja de Pérgamo – tolerância e apego aos ensinos de Balaão (falsos profeta, tolerância às falsas doutrinas,  idolatria  e imoralidade sexual) e Nicolaítas (sistema clérigo);
Igreja de Tiatira – Tolerância à Jezabel (idolatria, falsos profetas, impureza espiritual e imoralidade sexual)
Igreja de Sardes – Igreja não vigilante; pensa que está viva, mas precisa rever suas obras, que não são aprovadas por Deus;
Igreja de Filadelfia – Não fala pontos negativos, apenas para reter o que tem até o fim;
Igreja de Laodicéia – Crente morno.


Dessa passagem, podemos entender que os seguintes comportamentos impedirão os cristãos de estarem com Jesus. Entendamos, porém, que cada um desses pontos podem ser restaurados na vida do cristão. Se Jesus chama ao arrependimento é porque ainda há tempo até que Ele volte. Mas como ninguém sabe o dia, nem a hora, assim como as virgens prudentes, devemos estar atentos, sempre! Sei que estou sendo repetitiva, mas a desobediência pode rapidamente se transformar em apostasia, quando há um enrijecimento do coração, e a pessoa não mais se importa e não mais quer mudanças, pois acredita que no fim todos serão salvos, ou deixa se importar com isso e não há nada neste mundo ou fora dele que irá mudar seu pensamento, pois aquele que tem o poder de convencimento não mais habita nele.

1 - Deixar esfriar o primeiro amor - o fogo interior que nos faz desejar comunhão, ter intimidade com o Senhor em orações diárias. Claro que existem momentos tristes em nossas vidas que nos esmorecem, nos deixam sem forças para orar, porém, não podemos deixar que essa estagnação nos domine. Neste momento, sabemos que o Espírito de Deus intercede por nós com gemidos inexprimíveis, mas temos que nos levantar. Precisamos lembrar que as coisas na terra são passageiras e que estamos aqui apenas como peregrinos. Não podemos nos apegar às coisas do mundo tão profundamente ao ponto de esquecermos que não é este o mundo que viveremos nossa eternidade. As coisas aqui passarão, mas o nosso relacionamento com Deus não pode passar nunca. Deus se coloca como nosso Pai, para que sejamos capazes de entender o quão importante é o relacionamento entre Ele e nós. Já parou para pensar o que sentiria se seu filho simplesmente não quisesse falar com você? Ou te procurasse apenas para pedir alguma coisa para si? É justamente isso que Ele quer que nós entendamos. Não há nada na terra que deve ser mais importante do que nosso relacionamento com Deus, por isso Ele enfatiza: “buscai o Reino de Deus e Sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas”.

2 - Ser um crente morno – Isso é diferente de perder o primeiro amor, ou deixar o amor esfriar. Para entendermos o que é ser um quente morno, vamos pensar no exemplo que Jesus dá da água: água fria é boa para refrescar, matar a sede;. água quente é boa para fazer chá, café, relaxar os pés, etc; e a água morna? Para que serve além de dar ânsia de vômito? Na época de Jesus água morna era usada quando uma pessoa estava mal do estômago e ajudava a pessoa a ter vontade de colocar para fora o que lhe fez mal. Jesus está falando daquele que se diz crente e que não o serve. Não tem nenhum compromisso com o Senhor. Nada colabora com a expansão do cristianismo. É aquele que enterra seus dons, e Jesus, em outra oportunidade, na parábola dos talentos, diz que cortará e jogará ao fogo. Esquentar banco da igreja não leva ninguém à salvação. 

3 - A Igreja que pensa estar viva, mas está quase morta é aquela que está morna e seu primeiro amor se foi. Nada de intimidade com Deus, nada de usar seus talentos, e consequentemente, suas obras não serão aprovadas. Apesar de a salvação não vir pelas obras, as obras são consequêcia de todo aquele que ama a Deus.


4 - Praticar atos dos nicolaítas - Apesar de a Bíblia não ser clara quanto aos Nicolaítas , um estudo sobre os nicolaítas nos mostra que eles possuíam um sistema  clérigo e leigo, hierárquico, o que contraria o ensinamento de Jesus. A hierarquia e o acúmulo de funções nas mãos de apenas algumas pessoas, acabam levando ao enterro de talentos. A Palavra os ensina que toda a igreja tem talentos que não devem ser enterrados. Ensina que a Igreja é como um corpo, onde cada membro tem uma função que não deve ser acumulada por outro membro, pois os olhos não podem fazer o que as mãos fazem. Infelizmente não são todas as igrejas que incentivam a iniciativa dos membros em ter uma função na igreja. Precisamos estimular os membros a descobrirem o que podem fazer de melhor, e assim, não enterrar seu talento;

5 - Praticar atos de Jezabel e Balaão -  Tanto Jezabel quanto Balaão  entristeceram a Deus levanto ao povo falsos ensinamentos, falsas profecias, levando-os à imoralidade sexual, imoralidade espiritual e idolatria. Aparentemente parece que esses problemas não fazem parte das igrejas de hoje, porém, quantos membros idolatram seus pastores ou cantores gospel? Quantos não receberam uma profecia que nunca aconteceu e ainda assim, buscam por elas como se não pudessem receber a resposta de Deus de outra forma? Quantos não tem uma vida sexual nada diferente dos que não tem a luz, sem compromisso, sem compaixão com o sexo oposto, fazendo promessas para obterem o que querem, depois vão embora, pedem perdão a Deus e acham que tudo está resolvido?

É necessário que nos sondemos a cada dia; avaliemos nossos atos e tenhamos uma intimidade maior com Deus para que estejamos sensíveis ao toque do Seu Espírito e atentos para que não tropecemos em pedra e não percamos nossa coroa. Amém.

2 comentários:

  1. A paz do Senhor irmã Andreia, verdadeiramente este assunto é polémico!! Graça e Paz para te minha irmã, e muito obrigado pelo aconselhamento!!

    ResponderExcluir
  2. Por nada, irmão Eddy, espero ter ajudado. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog