LIVROS HISTÓRICOS - I, II SAMUEL

I e II SAMUEL


Os livros de Samuel, na verdade, formam apenas um livro, pois na versão hebraica não há essa divisão. Nós fazemos essa divisão, colocando 1º Livro como o fim do período de Juízes, e o início da monarquia, tendo como último juiz, Samuel, que unge os dois primeiros reis de Israel, e o Segundo Livro como o livro de Davi.

Os livros giram em torno da mudança na vida nacional de Israel, que tem como personagens principais: Samuel, Saul e Davi. Saul foi o primeiro rei de Israel, e Davi, o segundo e como ele foi um homem segundo o coração de Deus, da sua descendência haveria um reinado eterno: Jesus Cristo.

AUTOR DO LIVRO


Em nenhuma parte se nos diz quem escreveu estes livros. A declaração constante de I Crônicas 29:29 sugere-nos
de modo vigoroso que Samuel escreveu de co-autoria com Natã e Gade.

DATA DO LIVRO


A data dos acontecimentos são somente aproximações. Desde a morte de Salomão em 931 a.C., é possível determinar com mais precisão essas datas. Calcula-se o período de Samuel entre 1405 a 1015 a.C., já que a batalha de Afeque não aconteceu antes de 1050. O reinado de Saul durou aproximadamente de 1030 a 1010, e o de Davi de 1010 a 970 a.C.


A data do livro também é apenas uma aproximação. Algumas fontes dizem que a expressão: “Ziclaque pertence aos reis de Judá até o dia de hoje”, parece indicar que o livro foi originado depois da divisão do reino.

TEMA


“A Instituição da Monarquia em Israel”.

PALAVRA CHAVE


Obediência. A frase mais marcante do primeiro livro e: “é melhor obedecer do que sacrificar”. O segundo também é direcionado a essa palavra chave, pois quando Davi peca, reconhece seu erro, e diferente de Saul, se arrepende de todo o seu coração, aceitando o castigo que lhe é imposto por Deus, como conseqüência do seu erro.


CONTEXTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO


Os livros de Samuel relatam o período de transição da teocracia para a monarquia, e o estabelecimento desta. A história começa nos dias finais dos juízes, com Eli, penúltimo juiz de Israel; Samuel, último juiz e primeiro profeta, e nos deixa com o velho Davi firmemente entronizado como rei de Israel e de Judá. Samuel e Saul são os outros dois grandes personagens do livro.


Saul, o monarca, é um personagem enigmático. Era homem de extraordinária coragem, contudo lhe faltava a perseverança, ingrediente essencial para a grandeza. Saul preferiu fazer a vontade do povo, com medo de perder sua popularidade do que fazer a vontade de Deus. Morreu em plena guerra, suicidando-se para não ser massacrado pelos inimigo e seus ossos foram devolvidos à sua terra de origem.


Davi é um dos grandes personagens da história bíblica. Como Saul, procedia de família humilde, mas era dotado de atributos de ordem superior. Tinha o coração segundo o coração de Deus. Era homem com dotes de comando, capaz de conseguir e manter a lealdade de seus subordinados. Alguns de seus servos mais fiéis provinham de lugares situados fora de Judá e de Israel. Itai, por exemplo, era oriundo de Gate. Davi era administrador prudente e podia julgar com acerto a natureza humana. Sua capacidade de tomar decisões rápidas fica bem demonstrada por sua solução do delicado problema que surgiu com respeito a Melfibosete (II Samuel 19:24 e outros). Era poeta altamente inspirados; suas canções de louvor enriqueceram a adoração, primeiro do templo, e depois da igreja cristã. Pelos seus salmos pode-se perceber porque Deus o considerava um homem segundo o Seu coração.


O Segundo Livro de Samuel conta a sua história, que foi rei de Judá, no Sul ( capítulos 1-4). Depois ele foi rei de toda a nação, incluindo Israel, no Norte (capítulos 5-24). O livro narra as lutas de Davi contra os inimigos de dentro e de fora, para se firmar no poder e para estender o seu reino. Davi era homem de profunda fé e devoção a Deus e como líder foi capaz de conquistar a lealdade do seu povo. Mas ele também cometeu pecados de crueldade e violência, que a Bíblia não esconde. Porém, quando o Natã, o profeta, apontou a Davi os seus pecados, ele os confessou e aceitou o castigo de Deus.


A vida e as realizações de Davi impressionaram profundamente o povo de Israel. Tanto assim que, mais tarde, nos tempos de angústia, quando precisavam de outro rei, eles pediam "um filho de Davi". Desejavam um rei descendente de Davi, que fosse igual a ele.

TEOLOGIA DO LIVRO

Da leitura desses livros, bem como da dos outros livros históricos do Antigo Testamento, aprendemos que a fé em Deus traz bênçãos enquanto que a desobediência leva à desgraça. Esta verdade foi dita pelo próprio Deus ao sacerdote Eli: " ...respeitarei os que me respeitam, mas desprezarei os que me desprezam" (1 Samuel 2.30). Assim como todos os livros da Bíblia, os Livros de Samuel nos mostram que a desobediência a Deus sempre resulta em castigo, pois é a conseqüência do pecado.
  • Eli morreu daquela forma, porque foi conivente com o pecado de seus filhos, pois ouviu a voz de Deus e nada fez, como se não tivesse nenhuma responsabilidade sobre seus filhos e assim Deus tirou-lhes a vida.
  • O povo de Israel perdeu a guerra porque idolatrou a Arca do Senhor, confiando mas nela do que em Deus. 
  • Saul perdeu seu reinado porque de ouvidos a vontade do povo e não a de Deus. Primeiro sacrificou no lugar de Samuel, para que o povo não o esperasse. Depois, guardou os despojos de guerra porque o povo queria, contrariando a vontade de Deus.
  • Davi perdeu seu filho porque matou Urias para ficar com sua esposa. Davi errou outras vezes, como não obedecer a lei de Deus em relação ao seu filho Absalão, que mais tarde se voltou contra ele. Quando o coração de Davi se exaltou ao fazer o censo de Israel, Deus também se levantou, não só contra Davi; é interessante ressaltar como fato teológico, que o pecado de Davi levou todo o povo ao sofrimento. Não é a primeira vez que isso acontece nos Livros Históricos, se analisarmos logo no primeiro livro, o de Josué. Mas apesar dos seus erros, Davi mostrou-se um homem diferente. Pensaríamos que o elevar-se a tão grande altura e a um custo tão alto lhe houvessem dado forças para vencer a tentação. Todavia, seu poder de resistência não era maior do que o dos outros mortais. Mesmo levando-se em consideração a época em que viveu, devemos admitir que apesar de suas fraquezas, percebeu claramente os propósitos de Deus para seu povo, e previu a vinda do Rei messiânico, a quem ele, em sua vida, representou de modo imperfeito.

CONCLUSÃO

Verdadeiramente, obedecer é melhor do que sacrificar. E se caso o pecado entrar pela porta, o melhor é reconhecer o erro e se derramar diante de Deus. Ele perdoou o pecado de Davi, e não perdoou o pecado de Saul. Por que será? Não foi porque Deus amou mais a Davi do que Saul, mas porque o arrependimento verdadeiro veio da parte de Davi. Deus conhece o profundo de nossos corações. Saul pediu perdão a Deus e fez um sacrifício pelos seu pecado, mas Deus sabia que ele não havia se arrependido de coração, tanto que mais tarde pecou novamente. Saul havia perdido totalmente o temor do Senhor; a matança dos Sacerdotes foi a maior prova disso. Não tinha mais como o Espirito de Deus habitar em alguém que o rejeitou dessa forma. Essa é a verdadeira apostasia.






11 comentários:

  1. Otimo resumo me ajudou muito, que Deus os abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. ajudou muito ,ficou bem claro o pq tudo aconteceu..( desobediência)

    ResponderExcluir
  3. gostei muito deste resumo, trouxe luz ao meu entendimento. obrigada

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Agradecida! Espero que goste dos outros estudos também. Comentários sempre são bem vindos!

      Excluir
  5. Parabéns! Continue... Não pare de postar esses resumos. Deus te Abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho vontade continuar sim, mas no momento estou bem atarefada. Assim que possível voltarei aos estudos profundos e postarei algo edificador para nós. Sim, para nós, pois quando leio até meus próprios resumos, sempre me lembro de coisas importantes... é sempre bom ler e reler, incansavelmente...Obrigada!

      Excluir
  6. Uma bênção !!!ajudou bastante.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog