LIVROS HISTÓRICOS - RUTE

RUTE




INTRODUÇÃO

No grego, e em traduções posteriores, o livro de Rute vem em seguida ao de Juízes, visto que foi em seu tempo que ocorreu a história narrada neste livro. Na Bíblia hebraica, faz parte dos chamados escritos sagrados, uma subdivisão dos cinco pergaminhos que se liam em público nos dias de festa de Israel. A história de Rute culmina na época da colheita. Este relato era lido, em geral, durante a semana, ou festa da colheita do trigo, que se denominou mais tarde festa de Pentecostes.


AUTOR DO LIVRO

A autoria do livro é totalmente desconhecida.

DATA DO LIVRO

O anúncio do capítulo 1:1 no sentido de que a história aconteceu "nos dias em que julgavam os juízes", indica que a época dos juízes pertencia ao passado. Pela forma como o autor escreve acerca de Davi em 4:17 e da genealogia em 4:18-22, fica demonstrado que conhecia o esplendor do reino de Davi. Esta consideração indicaria que o livro foi escrito antes que o reinado perdesse sua glória, possivelmente na última parte do reinado de Davi ou imediatamente depois.

TEMA

Deus Recompensa a Fidelidade de Uma Estrangeira.

PALAVRA CHAVE

Renúncia. Rute renunciou seus costumes, sua cidade, tudo que conhecia para estar com sua sogra e servir o seu Deus. Foi obediente e fiel até o fim e foi abençoada por isso.

CONTEXTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICA

O livro de Rute descreve a direção providencial de Deus na vida de uma família israelita. Devido à morte do genitor e de seus dois filhos em terra estrangeira, correm perigo o nome e a herança desta família. Contudo, a situação extrema do homem é a oportunidade de Deus. Por força da conduta de um parente que, inspirado por nobres ideais, cumpre suas obrigações, a linha hereditária permanece inalterada. A união de Boaz, o hebreu, e Rute, a moabita, converte-se no meio pelo qual Deus cumpre seu misericordioso propósito.

A história de Rute passa-se no tempo em que o povo de Israel era governado por juízes. Rute, uma jovem do país de Moabe, casa-se com um israelita. Este morre, e então Rute se apega à sua sogra, demonstrando profunda devoção ao Deus de Israel. Depois de algum tempo, Rute casa-se de novo, agora com um parente do seu 1º marido. E foi por causa do 2º Casamento que Rute veio a ser bisavó de Davi, o maior rei de Israel.

Os quatro capítulos em que se costuma dividi-lo são como quatro atos no drama; podemos assim resumi-los:
1. Em companhia da sogra que volta à pátria. Rute, jovem moabita, viúva sem filhos, de um hebreu que emigrara de Belém, não abandona a sogra que, depois da morte do marido e dos filhos, deseja voltar ao torrão natal.
2. Para o sustento próprio e o da sogra, Rute vai respigar atrás dos segadores, conquistando com os seus encantos e suas virtudes a afeição de Booz, rico proprietário, parente de seu sogro.
3. A noite passada na eira. Por conselho da sogra, que pensa em casá-la com Booz, Rute passa uma noite junto de Booz na eira da colheita e aproveita a ocasião para lembrar ao mesmo o dever de desposar a viúva do parente falecido sem filhos.
4. As núpcias de Booz com Rute. O convite de Rute agrada a Booz, mas há outro parente com direito de precedência. Superado o obstáculo pela desistência deste parente, Booz desposa Rute, que o torna pai de Obed, de quem nasceu Isaí (Jessé), pai, por sua vez, do grande rei Davi, antepassado do Messias.

TEOLOGIA DO LIVRO

Este livro conta as bênçãos que recebe uma estrangeira, quando se volta para o Deus de Israel e assim passa a fazer parte do seu povo. O fato de unir-se a um estrangeiro, não é em si um problema para Deus, mas deve haver conversão. A proibição de unir-se a um estrangeiro é um cuidado de Deus para que o povo não se corrompesse com os seus ídolos. Rute mostra-se totalmente convertida, pois além de obediente a sua sogra foi fiel a tradição judaica. É digno de nota como esta estrangeira, que deixa a pátria e os concidadãos para não abandonar a sogra hebréia, não somente é recebida na verdadeira fé para fazer parte do povo de Deus, mas também teve a honra de ser inscrita na genealogia do Messias (Mt 1:5), pois foi mãe de Jessé, pai de Davi.

Dessa relação com Davi, provém a importância do opúsculo, bem como o seu lugar no cânon, entre Juízes e Samuel, ao primeiro dos quais pertence pela época dos acontecimentos narrados (Rut 1:1), e com o segundo se relaciona pela fundação da dinastia davídica, cf.(1Sam 16) (2Sam 2-8).

CONCLUSÃO

No Antigo Testamento, esse é mais um dos livros que deixam claro que a herança da salvação é para todas as nações, não só para os judeus, pois Jesus é da tribo de Judá, mas também é descendente de Rute, que geneticamente, não pertencia a tribo alguma de Israel, mas passou a pertencer somente após casar-se com um israelita.


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Amigo, ainda não fiz nada sobre os livros de Crônicas. São parecidos com os livros de Reis, a meu ver, então, acabou ficando para depois. Vou pensar em continuar. No momento, espero que consiga ajudá-lo com o que está disponível no blog. Bons estudos!

      Excluir
  2. Também gostei muito do material. E com todo cuidado e respeito se me permite um palpite talvez eu usaria o termo resgate ao invés de novo ou segundo casamento, até porque essa historia aponta pra Jesus o carpinteiro das mãos calejadas e dos pés descalços Rt 4;7 maior interessado em nos resgatar.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo, aja vista que: o tema é propício para o estudo meu amigo , Deus abençoe grandemente .

    ResponderExcluir
  4. A paz ótimo Vale apena servir a Deus o conhecimento e a graça nos revelam o poderoso Deus que servimos isto é bênção em Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog