OS SACRIFÍCIOS NOS MOLDAM



Jesus Cristo nos ensinou que devemos seguir os Seus passos para receber o que Ele recebeu de Deus. As Escrituras nos afirmam que Ele não pecou e foi submisso às leis dos homens e às leis de Deus.  Para cumprir o Plano de Salvação, Ele se sacrificou por nós. Agora, gostaria que todos refletissem: O sacrifício de Cristo se deu apenas na crucificação? Claro que não! Aconteceu antes da fundação do mundo, quando espiritualmente o plano de salvação foi idealizado. E quando ele nasceu neste mundo, Ele teve que se despir de sua glória para habitar entre os homens. Abaixo cito João 17:1-5, que foi a oração de Cristo antes de ser crucificado, e retrata acabei de dizer.

"Jesus falou assim, levantou seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse". João 17:1-5


Então, se Jesus disse que para sermos um, como Ele conseguiu ser um com Deus, é preciso seguir os Seus passos e isso inclui nos sacrificarmos.  É claro que nosso sacrifício sempre será infinitamente menor do que o de Jesus, mas será recebido com uma glória semelhante.

Em primeiro lugar, devemos lembrar que Deus não aceita qualquer sacrifício, a exemplo da oferta de Caim. Como, então, podemos fazer sacrifícios aceitáveis, com aroma agradável a Deus? A oferta deve ser feita de coração, com  amor e bom grado, assim como o sacrifício de Abel. O primeiro sacrifício a ser feito é a entrega, de si mesmo, nas mãos de Deus. Aquilo que muitos de nós já fizemos, sendo sepultados nas águas do batismo. Mas o batismo é apenas o início de tudo. Se não demonstrarmos em nossos atos o sacrifício de nós mesmos, não será válido para Deus. Nós somos moldados a cada dia, por meio desses sacrifícios.

É nos despindo de nosso “eu”, diariamente, que nós conseguimos ser moldados. Negando os desejos ou hábitos perniciosos, desaprovados pelas Escrituras. Um homem que se entrega a um hábito pernicioso não é apenas inimigo de si mesmo, mas de toda a comunidade, ao que se refere à influência desse hábito. Isso quer dizer que esse homem não está conseguindo ser luz para o mundo, conforme Jesus Cristo ensinou.

Os Sacrifícios pessoais sempre são para nosso bem, e para o bem da comunidade em que vivemos. Por meio deles somos aperfeiçoados e servimos de exemplo para o mundo.
Em Mc 9:49  Jesus está escrito que cada um será salgado com fogo. Assim fica um pouco difícil entender, mas lendo o capítulo vemos que se trata de "renúncia" daquilo que nos faz tropeçar, para que possamos alcançar a salvação. Jesus quer dizer que somos provados, e, para sermos aprovados, devemos renunciar a tudo àquilo que nos faz pecar. Cada sacrifício que fazemos, somos salgados com sal, ou seja, nos aperfeiçoamos para nos tornar luz para o mundo.

Em Rm 12:1, é dito: Apresentei vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Paulo nos ensina que não devemos pensar em nós mesmos além do que convém, pois somos um corpo, e como um corpo, cada membro tem a sua funcionalidade, servindo um ao outro. Faz um a lista de coisas que devemos fazer, principalmente amarmos uns aos outros, e nos ajudarmos em todas as necessidades, e quando trata disso, alerta que nós devemos ajudar até mesmo nossos inimigos. 

A caridade e a beneficência são  formas de sacrifício e a sua importância é vista pelas repetidas vezes que as Escrituras nos falam dela. São pequenos sacrifícios que ajudam ao próximo e que acabam sendo grandes presentes para nós. 

Enfim, todos os sacrifícios acabam tendo um único resultado: a edificação de nosso espírito por meio do amor ao próximo e a Deus. Que nós possamos dar maior atenção a essas coisas que são grandes diante do Pai. Que possamos olhar menos para nós mesmos, deixar de alimentar nosso corpo carnal com coisas vãs, sem valor espiritual, e nos entregar por completo a Deus, nos esforçando mais para obedecer os seus mandamentos e amando nosso semelhante, não importando se ele tem a mesma fé que nós ou não. Se fizermos a nossa parte, o Espírito Santo fará a parte dEle. 

Um comentário:

  1. Sim, a gloria de Deus em Jesus foi manifesto em suas dores....Maravilhoso nosso Jesus, quão poderoso é....nossas dores também podem glorificar ao Senhor e Deus, Jesus.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog