GRATIDÃO OU MURMURAÇÃO?


Tenho pensado muito sobre gratidão há algum tempo e sobre como é difícil para o ser humano ter esse espírito grato. Naturalmente, nós temos a inclinação para a insatisfação e para a murmuração. Nunca estamos satisfeitos com quem  somos ou com o que temos. Sempre buscamos por mais e mais, como verdadeiros insaciáveis.

De certa forma isso é bom, pois  esse sentimento nos incentiva a uma constante busca pela melhoria em todas as áreas da nossa vida, seja ele espiritual, profissional, intelectual, etc., mas isso se torna perigoso quando deixamos de agradecer ao Senhor por tudo o que conquistamos e somos até o momento.

Nós temos vários exemplos nas Escrituras sobre a ingratidão e murmuração do povo de Deus e em como o Senhor se sente em relação a isso. A passagem que mais me impressiona é a do povo de Israel no deserto. Eles não conseguiram ver o que o Pai Celestial esta fazendo por eles!  Mesmo depois de ver o mar aberto, mesmo  acordando todos os dias e vendo uma coluna de nuvem que os protegia do sol escaldante do deserto, e muito menos vendo uma coluna de fogo todas as noites que os aquecia das baixas temperaturas. Não conseguiam ver a provisão sobrenatural que caia do céu todos os dias, com sabor de mel, que era o maná. E de vez em quando, Deus  ainda providenciava carne, para que eles variassem o cardápio, 
mas eles ainda murmuravam com saudade do que tinham, ou desejando por algo que não estava ao seu alcance naquele momento. Às vezes pensamos: "como eles puderam fazer isso diante de tantas maravilhas?" Mas logo me advirto? "Será que eu já não fiz isso com o meu Senhor?"

Talvez não tenhamos murmurado diante de maravilhas tão claras, mas se analisarmos bem, estamos dia e noite diante de grandes maravilhas do Senhor. Mas mesmo assim, quantas vezes deixamos de ser gratos pelas bênçãos derramadas em nossas vidas e murmuramos por aquelas que ainda não recebemos? 

Hoje eu tenho a consciência que nunca, enquanto estivermos aqui, todas as áreas da nossa vida estarão perfeitas ao mesmo tempo. Simplesmente porque nós precisamos dessas dificuldades e desafios. Se não fosse assim, como saberíamos o que é doce se não tivermos provado o amargo? As Escrituras nos ensinam que são as tribulações nos fazem pessoas melhores. São essas experiências que nos levam a ser mais pacientes e tolerantes, assim como nos alerta o apostolo Paulo. E nisso temos que agradecer. As lutas nos fazem mais fortes, e nisso temos que agradecer. As dores nos fazem reconhecer os prazeres e valorizar os pequenos detalhes da vida, e nisso temos que agradecer.

É verdade, não é nada fácil, mas ainda assim, diante disso tudo, podemos nos sentir consolados pelas promessas do Pai Celestial , e a que eu mais gosto está em Ap 21:4, que diz assim: E Deus limpará dos olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor nem dor, por que já as primeiras coisas são passadas.

Então, vamos sempre lembrar o que Paulo nos disse: Em tudo devemos dar graças, porque esta é a vontade de Deus para conosco. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog