A VERDADEIRA VONTADE DE DEUS

Trechos do Livro "Sob Tuas Asas"

A falta da busca da verdadeira vontade de Deus é um erro grave e freqüente entre nós. Esquecemos que não se deve fazer, nem deixar de fazer absolutamente nada sem antes consultarmos ao Senhor. Se o coração diz algo, não deve ser ignorado, e sim, colocado diante dEle para se obter uma resposta: se provém de Deus, ou se é mais um dos enganos do coração do homem (Jr 17:9 – “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem poderá conhecer?”).
Muitas vezes, Deus nos responde de maneira natural, mas infelizmente, acontece que, muitas vezes, não conseguimos enxergar esses sinais, mesmo que sejam extremamente visíveis. Aliás, quanto mais visíveis, mais difíceis de serem enxergados. Acontece que na maioria das vezes, Deus não fala de forma sobrenatural. Ele usa a Sua Palavra, o louvor, os sonhos, ou sinais óbvios e naturais, mas se não estivermos ligados,
esperando a sua resposta, todos esses sinais podem passar despercebidos.
Sim, Deus ainda fala. Pode-se dizer que Ele responde mais de uma vez. A luz da Bíblia, um sinal apenas parece não ser suficiente para acreditarmos que a resposta chegou. Se ainda há dúvida em nosso coração, não devemos nos acanhar em continuar buscando a resposta. Certamente Ele compreenderá e continuará respondendo de diversas maneiras. Vejamos alguns trechos da Bíblia que mostram que Deus fala mais de uma vez.
Gênesis 41:17-32 – Essa passagem mostra que Deus deu a Faraó sonhos reveladores a respeito do que estava para acontecer no Egito. Na verdade foram dois sonhos, que diziam a mesma coisa:

“Então disse Faraó a José: Eis que em meu sonho estava eu em pé na margem do rio, e eis que subiam do rio sete vacas gordas de carne e formosas à vista, e pastavam no prado. E eis que outras sete vacas subiam após estas, muito feias à vista e magras de carne; não tenho visto outras tais, quanto à fealdade, em toda a terra do Egito. E as vacas magras e feias comiam as primeiras sete vacas gordas;  e entravam em suas entranhas, mas não se conhecia que houvessem entrado; porque o seu parecer era feio como no princípio. Então acordei.
Depois vi em meu sonho, e eis que de um mesmo pé subiam sete espigas cheias e boas; e eis que sete espigas secas, miúdas e queimadas do vento oriental, brotavam após elas.  E as sete espigas miúdas devoravam as sete espigas boas. E eu contei isso aos magos, mas ninguém houve que mo interpretasse.
Então disse José a Faraó: O sonho de Faraó é um só; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó. As sete vacas formosas são sete anos, as sete espigas formosas também são sete anos, o sonho é um só. E as sete vacas feias à vista e magras, que subiam depois delas, são sete anos, e as sete espigas miúdas e queimadas do vento oriental, serão sete anos de fome. Esta é a palavra que tenho dito a Faraó; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó. E eis que vêm sete anos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egito. E depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra; E não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que haverá depois; porquanto será gravíssima. E se o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque esta coisa é determinada por Deus, e Deus se apressa em fazê-la.

A revelação do acontecimento vindouro revelada por José a Faraó, foi o que desencadeou a exaltação de José por Deus. Ao ler a sua história percebemos a mão de Deus para transformar os corações dos seus irmãos, os quais formariam a nação de Israel. Afinal, a promessa de Deus a Abraão era que através da sua descendência, todas as nações da Terra seriam benditas (Gn 22:18). Os ciúmes e a inveja foram arrancados, e em seu lugar, o amor foi derramado.
Outro caso interessante, foi o de Gideão. Ele foi um dos juízes de Israel, que foi levantado para livrar o povo das mãos dos midianitas Deus entregou os filhos de Israel a Midiã porque estavam agindo mal aos olhos do Senhor, adorando a Baal. Mas eles clamaram ao Senhor, que ouviu-lhes o clamor. Quando o anjo do /senhor apareceu para falar com Gideão, ele teve dúvidas que era Iahvéh quem falava, então, pediu um sinal para que tivesse certeza:
“Se agora trecho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo” (Juízes 6:7b)
Deus respondeu ao seu pedido no VS 21 e pediu que destruísse o altar de Baal. Gideão obedeceu, e logo os Midianitas se levantaram contra ele para o matar. Gideão, então, faz nova prova com Deus por mais duas vezes nos versos de 36 a 40.
“E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste,  Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste.
E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água.
E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho.
  E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho.
Os sinais que Deus deu a Gideão foram sobrenaturais, mas como já foi dito anteriormente, isso não significa que sempre será assim. O que quero ressaltar, é que todos os que confiam no Senhor devem colocar suas causas diante dEle em oração e esperar uma resposta, ou  as respostas. Jamais deixemos de consultá-lo antes de qualquer decisão. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog